segunda-feira, 10 de abril de 2017




                                              60 anos do recorde de Evaristo

 
              Evaristo de Macedo Filho foi um dos maiores atacantes brasileiros nas décadas de 50 e 60. Ele participou com a seleção brasileira do sul-americano de 1957, em Lima, competição em que marcou cinco dos nove gols contra a Colômbia na goleada por 9 a 0, no dia 23 de março de 1957:
 “No sul-americano de 57, nós fizemos uma boa campanha e chegamos à final contra a Argentina com 2 pontos perdidos, devido a derrota para o Uruguai por 3 a 2.  

A Argentina tinha uma grande seleção. A linha era Corbatta, Maschio, Angelillo, Sivori e Cruz. Jogava, ainda, o veterano Nestor Rossi, o goleiro era Dominguez, que depois jogou no Flamengo.  

No sul-americano havia substituição e na final eu joguei apenas 10 minutos. Numa jogada, recebi uma entrada muito forte e tive que sair. Índio entrou no meu lugar. Gilmar, também, se machucou, entrando Castilho. Perdemos por 3 a 0 para um grande time.  

Com relação a partida com a Colômbia, jogamos bem e os meus cinco gols aconteceram naturalmente. Meu recorde ainda não foi batido. Fico feliz por essa marca de cinco gols numa mesma partida na seleção brasileira.” 

O XIX Campeonato Sul-Americano foi disputado no período de 13 de março a 3 de abril de 1957, em Lima. O Brasil terminou como vice-campeão com quatro vitórias (Chile 4 a 2, Equador 7 a 1, Colômbia 9 a 0, Peru 1 a 0) e duas derrotas (Uruguai 2 x 3; e Argentina 0 x 3). 

Evaristo atuou como titular em todas as partidas. No jogo final diante da Argentina, o atacante logo aos 10 minutos se contundiu e foi substituído por Índio.

O Brasil enfrentou a Colômbia no dia 23 de março, no Estádio Nacional de Lima. Marcaram para a seleção brasileira, Pepe aos 27’, Evaristo aos 41’, 44’ e 45’; no 2º tempo, Didi aos 5’ e 15’, Evaristo aos 30’, Zizinho aos 40’ e Evaristo aos 41’.

Dirigiu o jogo o árbitro inglês Erwin Hieger e o Brasil, sob o comando de Osvaldo Brandão, atuou com: Gilmar, Djalma Santos, Edson, Zózimo e Nilton Santos; Roberto Belangero e Didi; Joel (Cláudio), Evaristo, Zizinho e Pepe (Garrincha).

     
 
Jogadores do Brasil no sul-americano de Lima, em 1957: Joel, Garrincha, Índio, Paulinho, Djalma Santos, Evaristo, Dino Sani, Pepe e Didi; Escurinho, Belini, Castilho, Oreco, Edson e Olavo
 
 



 
Os gols da seleção brasileira na sequencia de Jankiel, na Revista Manchete Esportiva

 
Evaristo toma o banho da vitória após marcar os cinco gols contra a Colômbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário