domingo, 21 de julho de 2013

Surpresa no1o Fluminense e Vasco na era Maracanã


 Surpresa no 1º Fluminense e Vasco na era Maracanã

                Hoje, 21 de julho de 2013, o Maracanã é devolvido ao futebol carioca. Na verdade, é o novo Maracanã que abre seus portões para receber as torcidas de Fluminense e Vasco. As duas equipes não passam por bons momentos no atual campeonato brasileiro.
            O Vasco, de técnico novo, está em fase de reorganização, enquanto o Fluminense, após três derrotas seguidas, precisa reencontrar o caminho da vitória. Até seu vitorioso treinador não é mais unanimidade nas Laranjeiras.
             Normalmente, a mídia esportiva aproveita a oportunidade para resgatar um pouco da história. Os grandes jogos dois clubes, separadamente ou entre eles, no Maracanã e seus heróis.
            Nessa viagem no túnel do tempo, chego ao dia 1 de outubro de 1950, quando Fluminense e Vasco se enfrentaram pela primeira vez no então maior estádio do mundo. Era o primeiro campeonato carioca da era Maracanã.
            O Vasco, após a extraordinária campanha do título invicto no campeonato carioca de 1949, se apresentava como favorito absoluto a mais uma conquista. Além disso, possuía sete jogadores da seleção brasileira que acabara de disputar a Copa do Mundo, dirigida por seu técnico Flávio Costa.
            Sob o comando de Oto Vieira, o time do Fluminense realizava uma das piores campanhas, tanto que terminou o campeonato atrás do Olaria. O clássico da 7ª rodada do 1º turno tinha o famoso “Expresso da Vitória” como favorito absoluto.
            Mas, o futebol, como afirmava meu saudoso companheiro Benjamin Wright, o “Comentarista que diz a verdade”, é uma caixinha de surpresa.  Com 6 minutos de jogo, o tricolor vencia por 2 a 0 gols de Silas, atacante comprado ao Ypiranga, de São Paulo.
            A partir daí, a partida se resumiu no duelo entre o ataque vascaíno e a retaguarda tricolor. Eu, garoto de 11 anos, fui testemunha de umas das mais memoráveis atuações de um goleiro. Castilho fechou o gol com defesas incríveis.
            “São Castilho” só não conseguiu evitar o gol de Ipojucan aos 30 minutos da etapa inicial. O goleiro tricolor segurou a bola, recebeu o tranco do atacante, caiu, largou a bola que entrou em sua meta.
            Aproximadamente, 34 mil expectadores assistiram a primeira partida entre Fluminense e Vasco, no Maracanã, sob a arbitragem de Carlos de Oliveira Monteiro, o popular “Tijolo”.
            As equipes jogaram com as seguintes constituições:
Fluminense – Castilho, Lafaiete e Pinheiro; Osvaldo, Pé de Valsa e Jair; Robson, Carlyle, Silas, Didi e Jerônimo.
Vasco – Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Alfredo II, Maneca, Ademir, Ipojucan e Djair.


 
Uma das inúmeras defesas de Castilho na vitória tricolor por 2 a 1 sobre o Vasco em primeiro de outubro de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário