quarta-feira, 4 de setembro de 2013


                        Flu vence o Fla e é campeão embaixo de chuva

                 O fraco desempenho do time no primeiro turno do campeonato estadual de 1973 determinou a contratação do técnico Davi Ferreira, o popular Duque, para o lugar do veterano Zezé Moreira, que passou a ser o Coordenador Técnico.

                 Duque valorizou a prata da casa e promoveu o goleiro Roberto, Carlos Alberto Pintinho e Cleber, a dupla de meio campo, além de Marquinho e Zé Roberto. Foram barrados alguns medalhões, como Oliveira e Denilson, e o clube contratou Manfrini, ex-Ponte Preta, e Dionísio, ex-Flamengo.

                 Com a paralisação do campeonato devido a uma excursão da seleção brasileira, Duque levou o time para a África, onde longe das críticas pela péssima campanha do 1º turno, arrumou a casa como desejava: muito trabalho, dedicação e disciplina.

                 O Fluminense venceu o 2º turno e o grupo B. Esperou a decisão entre Flamengo e Vasco para saber quem seria o seu adversário na decisão do campeonato.

                 No dia 22 de agosto de 1973, quarta-feira, há 40 anos, a forte chuva não afugentou os 70 mil torcedores que compareceram ao Maracanã.  A emoção esteve presente do primeiro ao último minuto do jogo.

                 Transmitimos esse sensacional Fla x Flu pela Rádio Vera Cruz, 1440 Khz, ao lado dos saudosos e querido companheiros Waldir José, Roberto Feijó e Ademar Gonçalves.

                 O 1º tempo terminou com a vantagem tricolor de 2 a 0, gols de Manfrini aos 40 e Toninho aos 45 minutos. O Flamengo, dirigido por Zagallo, partiu para o ataque e o artilheiro Dario, o “Dadá Maravilha”, marcou aos 25 e 33 minutos do 2º tempo. O Fluminense se recuperou do golpe rapidamente e dois minutos depois Manfrini desempatou. Mais quatro minutos e Dionísio encerrou o placar: Fluminense 4 a 2.

                 Duque nos falou sobre a preparação do time:                                                                                      

     “Pedi para a direção arrumar uma excursão, com objetivo de organizar a equipe. Precisava ficar com os jogadores fora do Rio, treinando duas vezes por dia e fazendo jogos. Fomos para a África e jogamos em Angola, Suazilândia, África do Sul, Namíbia e outros países. Realizamos doze jogos e ficamos invictos, apenas com um empate.

                   A imprensa jocosamente anunciava que ganhar na África não era vantagem, porque lá ninguém jogava futebol. Quando cheguei ao Rio, rebati as críticas, afirmando que a imprensa tinha uma idéia errada do futebol da África, de Jim da Selva, Chita e Tarzan. Ao contrário, o futebol africano era bom e o Fluminense estava preparado para o campeonato.”

            O Fluminense  prestou no último  dia 22 de agosto, em sua sede na Rua Álvaro Chaves, merecida homengem aos campeões estaduais de 1973. A iniciativa de João Boltshauser, Diretor do Flu Memória, sensibilizou grandes ídolos tricolores que fizeram parte do elenco campeão estadual de 1973.

            Estiveram presentes o técnico Duque, o supervisor Emilson Pessanha e os jogadores Manfrini, Jorge Vitório, Silveira, Zé Maria, Dionísio, Jeremias. Todos receberam a camisa triciolor personalizada, lembrando a inesquecível conquista.
            A equipe do Flu Memória merece os elogios de todos aqueles que lutam para manter vivos os fatos e os personagens que construíram a gloriosa história do Fluminense.
            Está de parabéns a equipe do Flu Memória integrada pelo Daniel, Heitor e Bolt. Um trio nota 10.
 
Zé Roberto, preparador físico, o técnico Duque e o supervisor Emilson Pessanha


 
Time do Fluminense, em Lourenço Marques, uma das etapas de a preparação para o campeonato estadual
 
 
 
No empate de 0 a 0com o Vasco, Dionísio salta com Andrada
 
 
 
Na goleada de 5 a 0 sobre o Bangu, Dionísio marca o 2o gol tricolor
 
 
Manfrini abre a contagem na grande vitória por 4 a 2 na final diante do Flamengo
 
 
Dionísio vibra com Manfrini após marcar o 4o gol tricolor no Fla-Flu
 
 
O capitão Assis recebe o abraço do presidente Jorge Frias de Paula
 
 
 
Time do Fluminense campeão estadual de 1973: em pé, Carlos Alberto Parreira, preparador físico, Toninho, Félix, Bruñel, Pintinho, Assis, Marco Antônio e Duque; agachados, Marquinhos, Cleber, Dionísio, Manfrini e Lula
 
 
Homenagem da Rádio Globo aos campeões. A partir da esquerda, Renan França, do Departamento de Promoções, o grande tricolor e jornalista Nelson Rodrigues, Hugo Molinaro, diretor de futebol, o técnico Duque, o repórter Denis Menezes, Bruñel, o vice de futebol Ailton Machado e o radialista Auro Ameno
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. gostaria de saber se houve alguma polemica pelo fato do flu jogar na Africa do Sul em 73

    ResponderExcluir