segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Memória do Jornalismo Esportivo - I -


                                         Iniciamos hoje a série "Memória do Jornalismo Esportivo" numa homenagem aos companheiros que nos diversos veículos de comunicação contribuíram com a história do esporte brasileiro.                                                                                                        
                                                                                          
Gagliano Neto                                                                                                                       

                Leonardo Gagliano Neto iniciou a carreira de locutor esportivo na Rádio Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Em 1938, o jovem pernambucano de 27 anos transmitiu com exclusividade pela Rádio Clube do Brasil a Copa do Mundo diretamente da França.
                 As rádios Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro e Cosmos e Cruzeiro do Sul de São Paulo entraram em cadeia com a Rádio Clube do Brasil, em colaboração com os jornais O Globo e Jornal dos Sports. Gagliano Neto era o único locutor sul-americano a transmitir os jogos de nossa seleção.
                O estilo sóbrio e a facilidade de improvisar de Gagliano Neto chegavam aos ouvidos dos torcedores brasileiros através de altos falantes nas praças públicas das principais cidades. O Brasil parou. Nas residências, mesmo com a precariedade dos receptores, as transmissões tinham grande audiência.
                Em 1948, no Rio de Janeiro, Gagliano Neto fez da Emissora Continental a primeira rádio esportiva e informativa, cujo slogan era: “Emissora Continental, 100% esportiva e informativa”. Quando terminavam as coberturas esportivas, seus locutores anunciavam: “voltamos a falar da nossa sede, ontem, hoje, amanhã e sempre a verdadeira casa do esporte”. A presença de Gagliano era tão marcante que a Emissora Continental divulgava sua programação esportiva como “Rádio Esporte Gagliano Neto”.
                Gagliano trabalhou ainda nas Rádios Nacional, Mayring Veiga e Globo e encerrou a sua carreira quando retornou a São Paulo.

Gagliano Neto foi um dos grandes nomes do rádio esportivo brasileiro.
 
Anúncio da programação esportiva da Rádio Globo, tendo Gagliano como seu diretor e locutor principal 
 
No anúncio das programações esportivas das rádios cariocas, a Emissora Continental se anunciava como Rádio Esporte Gagliano Neto.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário