domingo, 13 de novembro de 2016


                                               O centenário de "Figueirinha" - I -

Campo e estádio são inaugurados



Com a compra de um terreno de número 200, na Rua Figueira de Melo, endereço atual até os dias de hoje, nas margens do Rio Joana, o São Cristóvão passou a ter seu campo.
A inauguração, no dia 7 de setembro de 1915, o São Cristóvão venceu o América por 1 a 0. E no dia histórico e sagrado de 23 de abril de 1916, com a sede construída, o Estádio do São Cristóvão Athetic Club era inaugurado. No mundo futebolístico o tradicional endereço ficou conhecido como “Figueirinha”.
A bela festa de inauguração terminou com a realização de duas partidas de futebol. Na primeira, o São Cristóvão ganhou do Palmeiras, time do bairro e campeão da 3a Divisão de 1915, por 2 a 1, gols de Adhemar (SC 1 a 0), Renato Vinhaes (SC 2 a 0) e Sadi (Palmeiras 1 x 2). No jogo de fundo, houve o empate de 1 a 1 entre a equipe da casa e o Santos, o ilustre convidado. Heitor Pinheiro abriu o placar para o São Cristóvão, aos 14 minutos do 1o tempo, e Milton, sete minutos depois, empatou para o quadro santista.
No dia 15 de novembro de 1915, no seu primeiro amistoso interestadual, o São Cristóvão ganhou do Ypiranga, de São Paulo, por 5 a 3, gols de Portocarrero, Silvio (2), Cantuária e Salema.

Primeiras partidas internacionais 


1917
Ao receber, no dia 17 de julho de 1917, em Figueira de Melo, o time de marinheiros do cruzador inglês Orotawa, o São Cristóvão jogou sua primeira partida internacional e venceu por 4 a 1, gols de Cantuária.
No mesmo ano, em 19 de novembro, novo triunfo internacional. Agora, diante dos marinheiros do couraçado uruguaio Uruguay por 6 a 1, gols de Heitor “Leão” (3), João Cantuária (2) e Sylvio Fontes.

1937
No campeonato de 1937, o São Cristóvão foi o único a vencer o Fluminense, bicampeão carioca. Os alvos ganharam por 3 a 1, no 1o turno, em Figueira de Melo, no dia 30 de outubro de 1937. Os gols foram de Afonsinho e Carreiro (2). Sobral marcou para o tricolor das Laranjeiras. O São Cristóvão alinhou com: Walter, Hernandez e Osvaldo; Pibabéa, Dodo e Afonsinho; Roberto, Villegas (Hugo), Caxambu, Quintanillha e Carreiro.
1939
            Na temporada de 1939, conseguiu dois bons resultados em seu estádio. Empatou com o Fluminense por 2 a 2 e com o Botafogo de 3 a 3.
1942
O São Cristóvão obteve sensacional vitória sobre o Fluminense, líder invicto do campeonato carioca de 1942, por 6 a 1, em Figueira de Melo, gols de Caxambu (4), sendo o primeiro de bicicleta, e Nestor (2). Maracaí marcou para os tricolores.  

1943

Na 7a rodada do campeonato carioca de 1943, o São Cristóvão assumia a liderança ao vencer o América por 5 a 3, em Figueira de Melo. Marcaram os gols Esquerdinha (América 1 a 0), João Pinto (1 a 1), Maneco (América 2 a 1), Nestor (2 a 2); João Pinto (SC 3 a 2), Magalhães (4 a 2), Santo Cristo (5 a 2) e Jorginho (3 a 5).  

O São Cristóvão ganhou com: Joel, Augusto e Mundinho; Bianchi, Papeti e Castanheira; Santo Cristo, Alfredo, João Pinto, Nestor e Magalhães.

No campeonato carioca de 1943, o São Cristóvão brilhou novamente, terminando em 3o lugar e João Pinto foi artilheiro com 26 gols. Líder do campeonato quando faltavam três rodadas para terminar a competição, os cadetes venceram o Vasco por 6 a 4, em Figueira de Melo. João Pinto abriu a contagem; Lelé (pênalti) empatou e Chico virou o placar; Santo Cristo (pênalti) igualou o marcador e Lelé (pênalti) desempatou; João Pinto fez o 3o gol e Bianchi (contra) colocou o Vasco em vantagem; e João Pinto, Nestor e João Pinto levaram o São Cristóvão a vitória.  

O São Cristóvão perdia para o Flamengo, em Figueira de Melo, por 1 a 0, gol de Vevé aos 13 minutos de jogo. Cinco minutos depois, parte das arquibancadas desabou e o jogo foi suspenso. A partida válida pelo campeonato carioca de 1943 prosseguiu 72 horas depois, em São Januário. João Pinto empatou aos 33 minutos do 2o tempo e Santo Cristo, ainda, perdeu um pênalti defendido por Jurandir.  Com o desabamento o público não teve outra alternativa senão invadir o campo.

1946

            Com o desabamento das arquibancadas de madeira ocorrido na partida com o Flamengo, o São Cristóvão se viu obrigado a construir arquibancadas de cimento. O estádio foi reinaugurado três anos depois, em 1946, com a partida diante do Vasco, no dia 29 de junho. Os cadetes foram derrotados por 5 a 3.

1947
            No campeonato carioca de 1947, o Fluminense não passou de um empate de 2 a 2 no “alçapão” de Figueirinha.

1949

            Em 1949, era a vez do Botafogo passar por dificuldade em Figueira de Melo. Alvos e alvinegros ficaram no empate de 2 a 2.
 
1952

Na 2a rodada do campeonato carioca de 1952, o São Cristóvão conquistou a sua primeira vitória. Os alvos venceram o Botafogo por 2 a 1, em Figueira de Melo, gols de Ivan e Humberto e Zezinho para o Botafogo.

 1953
No dia 22 de fevereiro de 1953, o São Cristóvão recebeu em seu estádio o time iugoslavo do Dínamo de Zagreb. Reforçada por Evaristo, emprestado pelo Madureira, e Nelsinho, aspirante do Vasco, a equipe alva empatou de 3 a 3.
Evaristo marcou o primeiro gol da partida; Boskov, de pênalti, empatou; Liposinovic desempatou e Evaristo fez o 2o gol do São Cristóvão; novamente Liposinovic colocou o Dínamo em vantagem, batendo pênalti; e, finalmente, Carlinhos, de pênalti, definiu o placar em 3 a 3.

 1959
 
            No campeonato carioca, o São Cristóvão venceu o Bangu por 2 a 0, gols Santo Cristo e Genivaldo.

 1965
Campo Grande, Madureira, Olaria e São Cristóvão disputaram o Torneio de Acesso entre os dias 30 de maio e 4 de julho de 1965. O São Cristóvão estreou vencendo o Olaria por 2 a 1, em Figueira de Melo.
A partida de maior repercussão do torneio foi disputada dia 20 de junho, na rua Bariri, entre Olaria e São Cristóvão com a arbitragem de Armando Marques. O resultado apontou o empate de 3 a 3, gols de Gilberto e Aladim para os sãocristovenses e Manuel (2) para o Olaria, no 1o tempo. Na etapa final, Neivaldo aos 43 minutos fez Olaria 3 a 2 e no finalzinho, já nos acréscimos, aos 49, Jair empatou.
Testemunhas oculares desse jogo disseram que foi um dos maiores em termos de emoção, disputado por times tão equilibrados. Basta dizer que o grande jornalista  Armando Nogueira dedicou sua coluna “Na grande área” no Jornal do Brasil, de 21 de junho, a essa partida.
O São Cristóvão encerrava sua brilhante participação, em Figueira de Melo, no dia 4 de julho, diante do Campo Grande, novamente com a arbitragem de Armando Marques, auxiliado por Antônio Viug e Cláudio Magalhães.
O time alvo ganhou por 2 a 0, gols de Calazães e Jair, e conquistou o título de campeão do Torneio de Acesso. Foram 5 vitórias e 1 empate. A equipe no último jogo atuou com: Balbino, Edson, Ailton, Elton e Turcão; Eliseu e Jair; Calazães, Jorge, Gilberto e Aladim.
No ano seguinte, como frequentemente acontece no futebol: “não vale o que está escrito” e “palavra de dirigente volta atrás”. O campeonato estadual de 1966 foi disputado por 12 clubes e o Torneio de Acesso oficialmente de nada valeu. Porém, para os são cristovenses o título não será esquecido.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário