quarta-feira, 9 de agosto de 2017




                                         Há 65 anos o Fluminense conquistava a Taça Rio

 

Em meados de 1952, quando completou 50 anos, o Fluminense, campeão carioca de 51, disputou a II Taça Rio. Os outros participantes da chave do Rio de Janeiro foram o Grasshoper, da Suíça, o Sporting, de Lisboa, e o Peñarol, de Montevidéu. No grupo de São Paulo, estavam Corinthians, campeão paulista de 51, Áustria, de Viena, Libertad, do Paraguai, e o Sarrebruck, da Alemanha Ocidental (na época existiam duas Alemanhas).
Na estreia, o Fluminense empatou com o Sporting de 0 a 0, no dia 13 de julho, domingo, no Maracanã. Esse jogo foi o último de Carlyle com a camisa tricolor. O atacante não se dava bem com Zezé Moreira e se transferiu para o Santos. 
Na 4a feira, dia 17 de julho, o Fluminense enfrentou o ferrolho suíço do Grasshoper. Com o placar apertado de 1 a 0, gol do estreante Marinho, substituto de Carlyle, aos 34 minutos do 2o tempo, os comandados de Zezé Moreira venceram a partida.  
As dificuldades para furar o bloqueio suíço foram grandes. No 1o tempo, o lateral esquerdo Bickell teve a oportunidade de abrir o marcador ao bater pênalti defendido por Castilho. 
No domingo, dia 20 de julho, véspera da comemoração dos 50 anos de fundação, o Fluminense ganhou de forma categórica do Peñarol, base da seleção uruguaia campeã mundial de 50, por 3 a 0. Marinho marcou o 1o gol aos 36 minutos de jogo e Orlando ampliou aos 44. Marinho voltou a balançar a rede adversária aos 30 minutos do 2o tempo.
O Corinthians, em 1o lugar, e o Áustria, em 2o, se classificaram no grupo de São Paulo. Os austríacos foram os adversários do Fluminense, 1o colocado do Rio, nas semifinais.
O Áustria praticava um futebol técnico, vistoso e possuía três destaques: o centro-médio Overick e a ala esquerda formada por Stojaspal e Auredenick.
No primeiro jogo, o Fluminense ganhou por 1 a 0, gol de Didi, aos 30 minutos do 2o tempo. Quatro dias depois, no domingo 27 de julho, a segunda partida apresentou, no 1o tempo, emocionantes viradas no marcador.
Telê abriu o placar aos 6 minutos, Stojaspal empatou aos 15, Pinckler colocou o time do Áustria na frente, Orlando fez o 2o gol tricolor aos 31 e desempatou aos 41 minutos. Na fase final, o Fluminense chegou aos 5 a 2 por intermédio de Quincas, aos 8, e Orlando, aos 20 minutos.
Na outra semifinal, num jogo de muita briga, o Corinthians eliminou o Peñarol e se classificou, com apenas um jogo, para decidir o título contra o Fluminense, porque os uruguaios se recusaram a disputar a segunda partida.
Os jogos finais com o Corinthians foram realizados no Maracanã. O primeiro, numa 4a feira, à noite, dia 30 de julho, e terminou com a vitória tricolor por 2 a 0, gols de Orlando, aos 22 minutos do 1o tempo, e Marinho, aos 26 da fase final.
Confiante, devido à excelente campanha do time, a torcida tricolor compareceu ao Maracanã, no dia 2 de agosto de 1952, para comemorar o título da II Taça Rio. O Fluminense jogava pelo empate e com o resultado de 2 a 2 sagrou-se campeão.
Didi, aos 10 minutos, marcou o único gol do 1o tempo. Na etapa final, Jackson empatou aos 11 minutos e Marinho, aos 19, fez o 2o gol. Quando faltava um minuto para terminar a partida, Souzinha igualou o marcador.
 
A conquista do Fluminense equivaleu a um título mundial, como aconteceu com o Palmeiras no ano anterior, em razão das presenças dos campeões europeus e sul-americanos. Além disso a competição foi organizada pela CBD com a autorização da FIFA. 
 
 
 
Lance da partida de estreia do Fluminense contra o Sporting
 
 
 
Marinho vence Máspoli e marca um dos gols na vitória sobre o Peñarol por 3 a 0
 
 
Cláudio e Píndaro, capitães de Corinthians e Fluminense, antes da partida final da Taça Rio
 
 
 
Píndaro dá a volta olímpica segurando a Taça Rio acompanhado por Paulista, chefe da torcida tricolor, e do ponta esquerda Quincas
 
 
 

Os jogadores após a final da Taça Rio: em pé, Marinho;  agachados e sentados, Zezé Moreira, Nestor, Robson, Quincas, Orlando, Edson, Jair Santana, Bigode, Castilho e Píndaro.

Em pé, a partir da esquerda, aparecem o Presidente Fábio Carneiro de Mendonça (3º), o Prefeito João Carlos Vital (4º) e a atriz Josete Berthal.

 
 
Elenco do Fluminense que conquistou a Taça Rio: Píndaro, Jair Santana, Marinho, Nestor, Pinheiro, Castilho, Villalobos, Edson e Zezé Moreira; Robson, Didi, Telê, Simões, Orlando, Quincas e Bigode.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 
 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário